Iniciar sessão

Recuperar senha

A LEICARCOOP - A Cooperativa de todos os produtores.

Orgãos Sociais

Direção

José Campos Oliveira

Presidente

Carlos Salgueiro Sá da Silva

Vice-Presidente

Rui Manuel Pereira de Sousa

Secretário

Duarte Nuno Alves dos Santos

Tesoureiro

Jorge Manuel dos Santos Matias

Vogal

Assembleia Geral

Felix Manuel Ramires Marques

Presidente

José Manuel Amorim Pereira Vilar

Vice-Presidente

Maria Rosália Silva Porto Maia

Secretário

Conselho Fiscal

António Carlos Faria Gomes Rocha

Presidente

José Faria de Oliveira

1º Vogal

Francisco Carreira da Silva

2º Vogal

Historial

A Leicarcoop foi constituída em 4 de Maio de 1999, e tem a sua actual sede na Rua Fonte da Cabra, 1140, freguesia de S.Pedro de Rates, Concelho da Póvoa de Varzim, é uma "cooperativa mista que tem por objecto principal a recolha, concentração, tratamento, fabrico de derivados de leite e sua comercialização, melhoramento genético dos efectivos, comercialização de factores de produção, importação e exportação, apoio técnico e formação profissional dos seus associados", foi reconhecida como comprador aprovado de Leite de Vaca, pelo INGA - Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola, em 14 de Junho de 1999, sendo-lhe atribuído o número 128.

Iniciou a sua actividade comercial em 1 de Agosto de 1999, procedendo a recolha de Leite, apenas com 23 produtores dos concelhos limítrofes, representando uma recolha mensal de cerca de 800 mil litros, mantendo essa recolha até ao final do mês de Setembro de 2000. No ultimo trimestre de 2000 com a adesão de novos cooperadores a LEICARCOOP aumentou a sua recolha mensal para cerca de 2,5 milhões litros.

Mais tarde, em Janeiro de 2001 com o alargamento da área de acção para cooperadores oriundos de outras zonas do país, a nossa cooperativa, aumentou significativamente a recolha mensal para cerca de 6 milhões de litros. Actualmente a Leicarcoop com cerca de 190 cooperadores / produtores de Leite, recolhe uma média diária de 300 mil litros, traduzindo-se numa média mensal de 9 milhões de litros.

Em complemento da vertente comercial, a Cooperativa dá apoio logístico na organização, acompanhamento e racionalização dos circuitos de recolha do Leite e orienta a resolução dos problemas da produção.

Da Produção à Expedição

O Laboratório Interprofissional

Sendo propósito da Leicarcoop, a total transparência do sector do Leite, nomeadamente na recolha de amostras, classificação, celebrou um protocolo de Colaboração Técnico - Funcional com o LIGAL - Laboratório Interprofissional Galego de Análises de Leite, com sede em Estrada Nacional VI, Km 581, Guisamo, Bergondo, 15640 - A CORUÑA , ESPANHA , em 18 de Maio de 1999.

Laboratório Interprofissional Galego de Análise do Leite

Para manter os nossos produtores sempre informados dos resultados da análises efectuadas ao Leite, temos acesso ao laboratório através de uma ligação via internet, que muito em breve estará disponível para consulta individual de qualquer produtor. No final de cada mês o Ligal, emite para cada produtor um boletim com todas as amostras realizadas durante o mês em questão, nesse boletim os produtores são informados da qualidade do Leite da sua exploração nos seguintes parâmetros:

Gordura

Proteína

Extracto Seco

Microrganismos

Células Somáticas

Presença de Iníbidores

Índice Crioscópio

Ureia

São ainda informados das médias da qualidade do leite dos últimos 12 meses.